🌾 Por onde começo a me cuidar?

Por Rodrigo Pavan – Blog Céuliaco

Pois é! Depois do diagnóstico, é urgente começar a se cuidar evitando o glúten em todos os produtos que você consome. Então, se é assim, mãos à obra!

Alimentos

É hora de vasculhar os armários e a geladeira em busca de produtos que possam conter glúten em sua composição. Leia absolutamente todos os rótulos e aproveite para exercitar a caridade doando todo e qualquer alimento que tenha a inscrição CONTÉM GLÚTEN em sua embalagem. No Brasil, por lei, essa informação é obrigatória em todas as embalagens de alimentos.

Feita a limpeza em casa, prepare-se para gastar um tempo maior no mercado lendo os rótulos dos alimentos antes de colocá-los no carrinho. Leia absolutamente todos. Você irá se surpreender com a quantidade de alimentos aparentemente inofensivos que podem conter glúten em sua composição ou que, em seu processo de produção, possam ter contato com o glúten.

Nesse processo, como aconteceu comigo, talvez você descubra que precisa visitar seu oftalmologista ou comprar uma lupa, afinal as letras são incrivelmente minúsculas nos rótulos.

Cosméticos

Preste muita atenção nos cremes corporais, shampoo, condicionadores, sabonetes e cremes dentais. Nem todos tem a informação clara sobre conter ou não glúten em suas composições. Nesse caso, leia atentamente a lista de ingredientes e evite qualquer ingrediente que remeta ao glúten. Na dúvida, entre em contato com o fabricante.

Medicamentos

Eis que surge o motivo de minha primeira e única contaminação até o momento. Recentemente fui diagnosticado com gripe (Influenza A). Resolvi então tomar um antigripal e uma vitamina C efervescente para ajudar na recuperação. Não li as bulas e BINGO: CONTÉM GLÚTEN.

Sim, dependendo do grau de sensibilidade, o celíaco precisa ser um pouco neurótico. É necessário ler bulas, rótulos e, se as informações não estiverem disponíveis, entrar nos sites dos fabricantes e até mesmo entrar em contato com eles.

Desejo a você uma vida sem glúten, com saúde sem limites.

Posted in

Deixe um comentário